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Problemas com bancos já podem ser resolvidos pela Internet

Caro consumidor a partir de ago­ra, os casos de conflitos envolvendo bancos públicos e privados poderão ser incluídos no Sistema de Media­ção Digital. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as insti­tuições bancárias já aderiram ao sis­tema. A ferramenta tem o objetivo permitir que sejam feitos acordos entre consumidores, instituições e empresas que estão distantes fisica­mente, de maneira virtual.

Sistema gratuito

Segundo informações do CNJ o sis­tema é público e gratuito. Para ter acesso, basta entrar no site do pró­prio CNJ. Com o Sistema de Media­ção, caso você tenha algum proble­ma e que ainda não levou o caso para a Justiça pode tentar um acordo com o banco para solucionar o conflito existente.

Para fazer uso da ferramenta, você precisa entrar no site, buscar o ban­co com o qual pretende dialogar e relatar o caso. O banco terá 20 dias corridos para responder e o conta­to com o consumidor pode ser feito tanto pelo sistema quanto por tele­fone. Caso o conflito não seja solu­cionado, será feita uma mediação presencial entre as partes. De acordo com o conselho, os maiores bancos já aderiram à iniciativa e caso a ins­tituição procurada pelo consumidor não esteja cadastrada, ao informar o nome do banco no sistema, a insti­tuição será informada e convidada a aderir.